Compromisso
UTM

Desde a primeira edição que o Ultra Trail do Marão se diferencia pela responsabilidade assumida para com a sustentabilidade da região.
E conscientes deste nosso compromisso e o impacto daí resultantes ao meio ambiente, a chamada Pegada Ecológica, sempre privilegiamos um comportamento eco responsável. Desde toda a nossa comunicação ser sempre preferencialmente em formato digital em vez de físico (outdoors, flyers, papel), e gradualmente ampliando a outras áreas, como a balizagem que a partir da edição de 2017 passou a ser unicamente por material reutilizável (destaca-se a eliminação do uso de plástico nas marcações) e desde a edição de 2019 no que respeita aos prémios: medalhas e troféus. Aqui, criaram-se produtos originais, personalizados e feitos com materiais eco-friendly, mais amigos do ambiente.
Para a edição de 2022, propomos a todos os que decidam inscrever-se neste evento, uma pequena contribuição (opcional) para a compra de árvores autóctones. Em conjunto com os parceiros locais que nos têm acompanhado ao longo dos últimos anos, obrigamo-nos, com os fundos angariados, a desenvolver ações de plantação de árvores e reflorestação nas áreas geográficas onde desenvolve o Ultra Trail do Marão. Estas ações serão agendadas e levadas a cabo pela Organização seguindo as orientações destes parceiros locais que, melhor do que ninguém, conhecem a região, as espécies e as alturas certas para fazer as plantações.
Poderá também o atleta associar-se a esta iniciativa selecionando o extra “Compensação Ecológica” no seu ato da inscrição, e participar na iniciativa que oportunamente a Organização divulgará pelos seus canais de comunicação.