ULTRA TRAIL
DO MARÃO

Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas, por favor, entre em contacto connosco.
Amarante, Portugal
geral@utmarao.pt
 

120KM
UTM ENDURANCE

UTM Endurance 120K, tudo se desenrola em torno da paisagem apaixonante do Marão (a entrada para um Reino Maravilhoso) e seus contrafortes: Alvão, Aboboreira, Castelo de Matos e Meia Via.
São montanhas rudes e de beleza singular, onde entre cada sector do percurso correm ribeiros de água cristalina, encontram-se paisagens naturais arrebatadoras e aldeias de puro encanto.
O KM Vertical do Marão e a Senhora da Serra esperam por ti!
Uma aventura por montanhas imponentes que desafiam as tuas forças físicas e onde só os mais vigorosos alcançarão a vitória.

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

120KM
7500m D+
32 HORAS LIMITE

sexta, 28 de Março de 2025
19:30 – Transporte para a partida UTME 120K | Local: Avenida General Silveira
21:00 – (Praça 9 de Abril, Mondim de Basto)
tempo limite: 32 h

120 km e 7500 m d+
Cota máxima: Senhora da Serra, 1416 m.
Cota mínima: Pista do Formão, 58 m.
3 serras, 1 cordilheira.
Grau de dificuldade: (7500/10)/115 = 6,2 pts
Itra: 115+ (7500/100) = 190 pts

O icónico Santuário da Nossa Senhora da Graça.
A deslumbrante Levada do Piscaredo.
As poderosas quedas de águas das Fisgas de Ermelo.
A beleza das magnificas cascatas das Piocas.
O casario rural da povoação de Ermelo.
A bucólica perdida aldeia de Pardelhas.
O Soberbo vale do Porto Velho.
O amanhecer no alto da Senhora da Serra.
Os trilhos rurais das aldeias maronesas.
A necrópole megalítica da Aboboreira.
As exuberantes cascatas do Ribeiro da Goiva.
A magia da cidade de Amarante: a Princesa do Tâmega.

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

MONDIM DE BASTO – FOJO

Inicia-se o desafio com uma pequena passagem pela zona histórica de Mondim de Basto, uma vila transmontana com muitos traços de influência minhota. Daqui sairá da vila ora por estradas rurais, ora por trilhos, sempre a subir o Monte Farinha. Chegados ao icónico Santuário de Nossa Senhora da Graça, local de passagem obrigatória e com paisagens privilegiadas a 900 metros de altitude, depois de se demorar até onde a vista alcança, perde-se elevação, e percorre-se a deslumbrante Levada do Piscaredo, os rios Cabril e Cabrão, as Mestras e finalmente chega-se ao Fojo.

Local de abastecimento: Fojo
15,5 Km // 1.111 mD+ // 774 mD-
Tempo máximo: 4h30′
Hora limite: 1h30′
Coordenada GPS: 41.37973;-7.87877
Equipa: GDR Juventude das Ribeiras

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

FOJO – PARDELHAS

Percorre-se agora o ex-líbris da Serra do Alvão. Após a passagem pela belíssima aldeia de Varzigueto, uma aldeia tradicional de pastores e rebanhos, composta por casas rurais contruídas em granito e com cobertura de colmo, surge o local mais emblemático da área protegida do Parque Natural do Alvão, uma paisagem de tirar o fôlego e provocar vertigens com o deslumbrante rio Olo, as poderosas quedas de águas das Fisgas de Ermelo, as suas muitas cascatas, as Piocas. A sua beleza singular e selvagem desperta os sentidos e faz desejar cá voltar novamente, mas é tempo de seguir viagem. Chegados a Ermelo, uma aldeia que parece ter ficado indiferente às mudanças que o tempo opera, conserva o mais belo casario rural em granito e com telhados de ardósia, percorre-se a Levada do Moinho do Lombo até à sublime EN304, desce-se ao rio do Sião e ascende-se à Lomba Gorda, e já se vislumbra a mágica aldeia de Pardelhas.

Local de abastecimento: Pardelhas
14,6 Km // 831 mD+ // 838 mD-
Tempo máximo: 3h00′
Hora limite: 4h30′
Coordenada GPS: 41.33551;-7.89241
Equipa: AMA – Associação Mondim Atletismo

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

PARDELHAS – COVELO DO MONTE

Deixa-se o conforto de Pardelhas e parte-se de imediato à continua descoberta dos muitos encantos deste Reino Maravilhoso. Recomenda-se que saia do abastecimento bem agasalhado. Primeiro, correndo todo o magnífico vale rudimentar do Chão do Rosso, trilhos rasgados por entre as rochas, mais levadas e pináculos de se bradar aos céus, encruzilhando-se surge o curral do Freixieiro, o trilho inca, antigas minas de cal e a povoação de Campanhó. Para de seguida, penetrar no vale encantado do Porto Velho. É fácil se deixar apaixonar pelas belezas que se vai deparando. Aqui cada passo dado é a certeza de que o desafio nos faz mais felizes. Chegados ao sopé de Pena Suar percorre-se um trilho rolante. Depois da antiga casa de guarda-florestal, tomam-se trilhos pastoris para Covelo do Monte.

Local de abastecimento: Covelo do Monte
12,8 Km // 802 mD+ // 697mD-
Tempo máximo: 4h00’
Hora limite: 8h30′
Coordenadas GPS: 41.30081;-7.95172
Linces do Marão

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

COVELO DO MONTE – ANSIÃES

Segue-se por trilhos pastoris onde em tempos passados os carros de bois rasgaram as lajes dos caminhos. Da Ribeira do Covelo surge a dura subida ao Gavião. Desfruta-se da panorâmica e desce-se até entrar no mágico bosque da Lameira. Segue-se até à capela da Senhora da Moreira e precipita-se pelo antigo caminho romeiro até Ansiães, apelidada de d’O Coração do Marão.

Local de abastecimento: Ansiães
13,1 Km // 766 mD+ // 957 mD-
Tempo máximo: 3h00′
Hora limite: 11h30′
Coordenadas GPS: 41.24831;-7.95577
Equipa: GD Leões da Guarda – Lion Runners

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

ANSIÃES – MONTES

A beleza maronesa é arrebatadora e os cenários mágicos mudam bruscamente. Depois do Bosque Centenário, com as suas grandiosas sequoias, o trilho sempre ascendente leva ao Alto das Veias e de seguida o Portal da Freita, até se deparar com a parte final da subida ao Alto das Veias e de seguida o Portal da Freita. Está feito o aperitivo, uma espécie de KM Vertical mais rolante. Pede-se cautela. Estes dois cumes aquando se deparam com características meteorológicas invernais são temíveis. É uma tormenta.
Abrigue-se ao baixar a altitude, embrenhando-se por um maravilhoso bosque de bétulas apelidadas de “as noivas da floresta”. Surge a aldeia de Montes.

Local de abastecimento: Montes
12,8 Km // 1.078 mD+ // 756 mD-
Tempo máximo: 4h30′
Hora limite: 16h00
Coordenada GPS: 41.26514;-7.87989
Equipa:  Linces do Marão

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

MONTES – SRA. DA SERRA

Depois de Cotorinho, a beleza exuberante dos bosques que ladeiam o rio Moinhos retempera as forças para atacar o KM Vertical do Marão. Está-se ainda a meio da subida e depara-se com uma monstruosa parede pela frente. Rodeiam-nos penhascos rudes, agrestes, agressivos e selvagens. Resiliência. A luta expande a raiva, mas a alma aconchega-se. Este é o seu Reino. Surge o Observatório Astronómico. Conquistamos o ponto mais elevado da cordilheira, o Vértice do Marão (1416m). E somos confortados no refúgio da Senhora da Serra, onde os mais vigorosos são convidados a seguir viagem, mas antes aproveite e desfrute: as vistas para “O Reino Maravilhoso” são soberbas.

Local de abastecimento: Senhora da Serra
7,8 Km // 1.086 mD+ // 440 mD-
Tempo máximo: 2h30′
Hora limite: 18h30
Coordenada GPS: 41.24841;-7.88514
Equipa: SarTeam

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

SRA. DA SERRA – MAFÓMEDES

Afasta-se do Reino Maravilhoso. A longa descida passando pela cumeeira da Fraga da Ermida, a Encosta das Lajes e Seixinhos brindam com panorâmicas soberbas. Entre o Marão e o Douro. Entre o Litoral e o Interior. Mafómedes é um destes pequenos paraísos. Os bosques de castanheiros e carvalhos centenários alongam-se por aqui. Serra acima, passa-se pelo colo entre o Penedo Ruivo e Chorida, é sempre bem mais fácil. Passando por uma mata exuberante, que os habitantes locais teimam em cuidar, cruza-se uma outra aldeia meia esquecida dos tempos modernos. Da Póvoa toma-se caminho, passando pelo Penedo Longo, planalto de Corvachã, aldeias pitorescas e está-se em Travanca do Monte. Aqui respira-se paz, sossego e tranquilidade. Aqui o tempo como que para. Deixe-se contagiar pelo desafogo do dia a dia.

Local de abastecimento: Mafomedes
8,7 Km // 299 mD+ // 912 mD-
Tempo máximo: 2h30′
Hora limite: 20h30
Coordenada GPS: 41.2167;-7.90866
Equipa: ‘MDA – Monte dos Amigos

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

MAFÓMEDES – TRAVANCA DO MONTE

Volta-se a ganhar altitude por trilhos de pastoreio e após chegar ao colo da serra, desce-se por uma mata exuberante até à povoação da Póvoa.
Toma-se um caminho passando pelo Penedo Longo.
Chegados ao planalto de Corvachã, deambula-se por entre as arestas das rochas, precipitando-se a baixar bruscamente por um single track até se encontrar com o Rio Carneiro. Tomando a subida final deste troço, a natureza brinda a quem está de passagem com uma vegetação exuberante. Pardinhas está admiravelmente inserida neste cenário mágico, e a água das suas fontes é a dádiva muito desejada que sacia e retempera forças até alcançar Travanca do Monte. Aqui vive-se e respira-se o silêncio e a paz e encontra-se a plenitude dos sentidos.

Local de abastecimento: Travanca do Monte
14,1 Km / 970 mD+ / 1063 mD-
Tempo máximo: 3h30′
Hora limite: 0h00
Coordenada GPS: 41.21708;-8.00397
Equipa: Amigos da Guarda

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

TRAVANCA – GOUVEIA (S. SIMÃO)

Travanca, o refúgio de Teixeira de Pascoaes, é ainda hoje enamorada por escritores e outros obreiros das artes. O seu encanto desperta-nos os sentidos para aquela que é a maior necrópole megalítica no norte de Portugal. O misticismo da serra da Aboboreira e os vestígios aqui encontrados são a perfeita harmonia para o encontro com os nossos antepassados, de há milhares de anos. Este encontro termina logo que se chega à Aldeia Velha. O cenário já mais bucólico é rapidamente invadido por uma sucessão exuberante de magníficas cascatas que percorrem o Ribeiro da Goiva. Chega-se ao parque de merendas de S. Simão de Gouveia. E ladeados pelas sucessivas cascatas, logo após o abastecimento.

Local de abastecimento: Gouveia
8,9 Km / 264 mD+ / 619 mD-
Tempo máximo: 2h30′
Hora limite: 2h30
Coordenada GPS: 41.22001;-8.06428

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML

GOUVEIA (S. SIMÃO) – AMARANTE

Desce-se até ao rio Ovelha. Toma-se uma pequena subida por uma levada abandonada.
Em Salvador do Monte, depois de se atravessar a povoação, segue uma curta descida até ao Rio Tâmega. Percorre-se dois quilómetros junto ao rio por um percurso florestal e chega a Amarante. Fim do desafio.

Local de abastecimento: Amarante
10,2 Km / 356 mD+ / 624 mD-
Tempo máximo: 2h30′
Hora limite: 5h00
Coordenada GPS: 41.26714;-8.08028

Sector 1

MONDIM DE BASTO – FOJO

Inicia-se o desafio com uma pequena passagem pela zona histórica de Mondim de Basto, uma vila transmontana com muitos traços de influência minhota. Daqui sairá da vila ora por estradas rurais, ora por trilhos, sempre a subir o Monte Farinha. Chegados ao icónico Santuário de Nossa Senhora da Graça, local de passagem obrigatória e com paisagens privilegiadas a 900 metros de altitude, depois de se demorar até onde a vista alcança, perde-se elevação, e percorre-se a deslumbrante Levada do Piscaredo, os rios Cabril e Cabrão, as Mestras e finalmente chega-se ao Fojo.

Local de abastecimento: Fojo
15,5 Km // 1.111 mD+ // 774 mD-
Tempo máximo: 4h30′
Hora limite: 1h30′
Coordenada GPS: 41.37973;-7.87877
Equipa: GDR Juventude das Ribeiras

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML
Sector 2

FOJO – PARDELHAS

Percorre-se agora o ex-líbris da Serra do Alvão. Após a passagem pela belíssima aldeia de Varzigueto, uma aldeia tradicional de pastores e rebanhos, composta por casas rurais contruídas em granito e com cobertura de colmo, surge o local mais emblemático da área protegida do Parque Natural do Alvão, uma paisagem de tirar o fôlego e provocar vertigens com o deslumbrante rio Olo, as poderosas quedas de águas das Fisgas de Ermelo, as suas muitas cascatas, as Piocas. A sua beleza singular e selvagem desperta os sentidos e faz desejar cá voltar novamente, mas é tempo de seguir viagem. Chegados a Ermelo, uma aldeia que parece ter ficado indiferente às mudanças que o tempo opera, conserva o mais belo casario rural em granito e com telhados de ardósia, percorre-se a Levada do Moinho do Lombo até à sublime EN304, desce-se ao rio do Sião e ascende-se à Lomba Gorda, e já se vislumbra a mágica aldeia de Pardelhas.

Local de abastecimento: Pardelhas
14,6 Km // 831 mD+ // 838 mD-
Tempo máximo: 3h00′
Hora limite: 4h30′
Coordenada GPS: 41.33551;-7.89241
Equipa: AMA – Associação Mondim Atletismo

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML
Sector 3

PARDELHAS – COVELO DO MONTE

Deixa-se o conforto de Pardelhas e parte-se de imediato à continua descoberta dos muitos encantos deste Reino Maravilhoso. Recomenda-se que saia do abastecimento bem agasalhado. Primeiro, correndo todo o magnífico vale rudimentar do Chão do Rosso, trilhos rasgados por entre as rochas, mais levadas e pináculos de se bradar aos céus, encruzilhando-se surge o curral do Freixieiro, o trilho inca, antigas minas de cal e a povoação de Campanhó. Para de seguida, penetrar no vale encantado do Porto Velho. É fácil se deixar apaixonar pelas belezas que se vai deparando. Aqui cada passo dado é a certeza de que o desafio nos faz mais felizes. Chegados ao sopé de Pena Suar percorre-se um trilho rolante. Depois da antiga casa de guarda-florestal, tomam-se trilhos pastoris para Covelo do Monte.

Local de abastecimento: Covelo do Monte
12,8 Km // 802 mD+ // 697mD-
Tempo máximo: 4h00’
Hora limite: 8h30′
Coordenadas GPS: 41.30081;-7.95172
Linces do Marão

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML
Sector 4

COVELO DO MONTE – ANSIÃES

Segue-se por trilhos pastoris onde em tempos passados os carros de bois rasgaram as lajes dos caminhos. Da Ribeira do Covelo surge a dura subida ao Gavião. Desfruta-se da panorâmica e desce-se até entrar no mágico bosque da Lameira. Segue-se até à capela da Senhora da Moreira e precipita-se pelo antigo caminho romeiro até Ansiães, apelidada de d’O Coração do Marão.

Local de abastecimento: Ansiães
13,1 Km // 766 mD+ // 957 mD-
Tempo máximo: 3h00′
Hora limite: 11h30′
Coordenadas GPS: 41.24831;-7.95577
Equipa: GD Leões da Guarda – Lion Runners

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML
Sector 5

ANSIÃES – MONTES

A beleza maronesa é arrebatadora e os cenários mágicos mudam bruscamente. Depois do Bosque Centenário, com as suas grandiosas sequoias, o trilho sempre ascendente leva ao Alto das Veias e de seguida o Portal da Freita, até se deparar com a parte final da subida ao Alto das Veias e de seguida o Portal da Freita. Está feito o aperitivo, uma espécie de KM Vertical mais rolante. Pede-se cautela. Estes dois cumes aquando se deparam com características meteorológicas invernais são temíveis. É uma tormenta.
Abrigue-se ao baixar a altitude, embrenhando-se por um maravilhoso bosque de bétulas apelidadas de “as noivas da floresta”. Surge a aldeia de Montes.

Local de abastecimento: Montes
12,8 Km // 1.078 mD+ // 756 mD-
Tempo máximo: 4h30′
Hora limite: 16h00
Coordenada GPS: 41.26514;-7.87989
Equipa:  Linces do Marão

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML
Sector 6

MONTES – SRA. DA SERRA

Depois de Cotorinho, a beleza exuberante dos bosques que ladeiam o rio Moinhos retempera as forças para atacar o KM Vertical do Marão. Está-se ainda a meio da subida e depara-se com uma monstruosa parede pela frente. Rodeiam-nos penhascos rudes, agrestes, agressivos e selvagens. Resiliência. A luta expande a raiva, mas a alma aconchega-se. Este é o seu Reino. Surge o Observatório Astronómico. Conquistamos o ponto mais elevado da cordilheira, o Vértice do Marão (1416m). E somos confortados no refúgio da Senhora da Serra, onde os mais vigorosos são convidados a seguir viagem, mas antes aproveite e desfrute: as vistas para “O Reino Maravilhoso” são soberbas.

Local de abastecimento: Senhora da Serra
7,8 Km // 1.086 mD+ // 440 mD-
Tempo máximo: 2h30′
Hora limite: 18h30
Coordenada GPS: 41.24841;-7.88514
Equipa: SarTeam

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML
Sector 7

SRA. DA SERRA – MAFÓMEDES

Afasta-se do Reino Maravilhoso. A longa descida passando pela cumeeira da Fraga da Ermida, a Encosta das Lajes e Seixinhos brindam com panorâmicas soberbas. Entre o Marão e o Douro. Entre o Litoral e o Interior. Mafómedes é um destes pequenos paraísos. Os bosques de castanheiros e carvalhos centenários alongam-se por aqui. Serra acima, passa-se pelo colo entre o Penedo Ruivo e Chorida, é sempre bem mais fácil. Passando por uma mata exuberante, que os habitantes locais teimam em cuidar, cruza-se uma outra aldeia meia esquecida dos tempos modernos. Da Póvoa toma-se caminho, passando pelo Penedo Longo, planalto de Corvachã, aldeias pitorescas e está-se em Travanca do Monte. Aqui respira-se paz, sossego e tranquilidade. Aqui o tempo como que para. Deixe-se contagiar pelo desafogo do dia a dia.

Local de abastecimento: Mafomedes
8,7 Km // 299 mD+ // 912 mD-
Tempo máximo: 2h30′
Hora limite: 20h30
Coordenada GPS: 41.2167;-7.90866
Equipa: ‘MDA – Monte dos Amigos

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML
Sector 8

MAFÓMEDES – TRAVANCA DO MONTE

Volta-se a ganhar altitude por trilhos de pastoreio e após chegar ao colo da serra, desce-se por uma mata exuberante até à povoação da Póvoa.
Toma-se um caminho passando pelo Penedo Longo.
Chegados ao planalto de Corvachã, deambula-se por entre as arestas das rochas, precipitando-se a baixar bruscamente por um single track até se encontrar com o Rio Carneiro. Tomando a subida final deste troço, a natureza brinda a quem está de passagem com uma vegetação exuberante. Pardinhas está admiravelmente inserida neste cenário mágico, e a água das suas fontes é a dádiva muito desejada que sacia e retempera forças até alcançar Travanca do Monte. Aqui vive-se e respira-se o silêncio e a paz e encontra-se a plenitude dos sentidos.

Local de abastecimento: Travanca do Monte
14,1 Km / 970 mD+ / 1063 mD-
Tempo máximo: 3h30′
Hora limite: 0h00
Coordenada GPS: 41.21708;-8.00397
Equipa: Amigos da Guarda

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML
Sector 9

TRAVANCA – GOUVEIA (S. SIMÃO)

Travanca, o refúgio de Teixeira de Pascoaes, é ainda hoje enamorada por escritores e outros obreiros das artes. O seu encanto desperta-nos os sentidos para aquela que é a maior necrópole megalítica no norte de Portugal. O misticismo da serra da Aboboreira e os vestígios aqui encontrados são a perfeita harmonia para o encontro com os nossos antepassados, de há milhares de anos. Este encontro termina logo que se chega à Aldeia Velha. O cenário já mais bucólico é rapidamente invadido por uma sucessão exuberante de magníficas cascatas que percorrem o Ribeiro da Goiva. Chega-se ao parque de merendas de S. Simão de Gouveia. E ladeados pelas sucessivas cascatas, logo após o abastecimento.

Local de abastecimento: Gouveia
8,9 Km / 264 mD+ / 619 mD-
Tempo máximo: 2h30′
Hora limite: 2h30
Coordenada GPS: 41.22001;-8.06428

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML
Sector 10

GOUVEIA (S. SIMÃO) – AMARANTE

Desce-se até ao rio Ovelha. Toma-se uma pequena subida por uma levada abandonada.
Em Salvador do Monte, depois de se atravessar a povoação, segue uma curta descida até ao Rio Tâmega. Percorre-se dois quilómetros junto ao rio por um percurso florestal e chega a Amarante. Fim do desafio.

Local de abastecimento: Amarante
10,2 Km / 356 mD+ / 624 mD-
Tempo máximo: 2h30′
Hora limite: 5h00
Coordenada GPS: 41.26714;-8.08028

DOWNLOAD GPX
DOWNLOAD KML
TABELA DE PASSAGEM
KIT DE ATLETA
,,

A prova foi brutal. Simplesmente a prova mais dura e desafiante que já fiz. Não pela extensão, mas sim por tudo o resto. As condições climatéricas adversas (apanhámos tudo… chuva, neve, granizo, gelo, vento, sol), tipo de terreno (muito muito técnico e também muito variado), altimetria (tanto positiva como negativa)… basicamente tudo!

INSCREVE-TE
REGULAMENTO